12 de mai. de 2012

Ikariam

 Ikariam é um jogo MMOG do estilo multiplayer de estratégia de (jogado no Browser), produzido e mantido pela Gameforge AG. O jogo é inspirado na Grécia Antiga. Cujo objetivo é construir e desenvolver suas cidades nas ilhas, fazendo alianças com pessoas do jogo, sendo permitido também o saqueamento de adversários.

O jogo consiste em evoluir seus impérios e ser o melhor do servidor, mas para isso deve conciliar infra-estrutura, produção de bens, uma boa aliança, bons amigos, produção de ouro ter e um exército equilibrado (tanto terrestre como marítimo).



Formas de Governo

No jogo existem 8 formas de governo possíveis,cada uma delas oferece suas vantagens e desvantagens ao jogador: Ikacracia (opção padrão do jogo), Aristocracia, Democracia, Ditadura, Nomocracia, Tecnocracia, Oligarquia e Teocracia. As formas de governo podem ser modificadas no edifício palácio, e exigem pesquisas na Academia. Além das 8 formas de governo permanentes, existem duas formas de governo temporárias: Anarquia, que é estabelecida quando o jogador modifica sua forma de governo e dura 30 minutos vezes o número de cidades que possui; e Xenocracia, que se estabelece quando outro jogador ocupa sua capital, durando enquanto permanecer a ocupação.

Navegação

O jogo tem três modos de vista: Mostrar MundoMostrar Ilha e Mostrar Cidade.

Mundo

O Mundo do Ikariam é constituído por diversas ilhas, cada ilha tem uma coordenada específica o que permite pesquisar e descobrir alguma ilha em especial.

Ilha

Em Mostrar Ilha, pode-se visualizar o mapa da ilha, que exibe o monumento correspondente à mesma e fornece acesso a informações detalhadas sobre as cidades presentes, além de encaminhá-lo às páginas onde se configura o número de trabalhadores que deseja empregar nas minas.

Mostrar Cidade

No modo Mostrar Cidade, tem-se uma visão geral da cidade selecionada, podendo assim visualizar quais espaços ainda estão vazios, quais estão preenchidos por edifícios, e ter acesso a cada um desses edifícios, bastando assim clicar sobre eles.

Recursos

Existem cinco tipos de recursos: material de construção, vinho, mármore, cristal e enxofre. Os quatro últimos são classificados como "bens de luxo". Os bens de luxo apenas são disponibilizados para exploração quando a pesquisa Riqueza (Economia) é feita. Cada ilha tem duas minas: uma de materiais de construção e outra de um dos quatro bens de luxo, variando de uma para outra. Cada recurso tem sua aplicação.
  • Material de construção - é usado para praticamente tudo no jogo, desde para o recrutamento de tropas e barcos a melhorias nos edifícios.
  • Vinho - utilizado na taberna para aumentar a satisfação da população, assim aumentando o número de cidadãos. Também é necessário para o recrutamento de cozinheiros no quartel.
  • Mármore - necessário para melhorias nos edifícios.
  • Cristal - utilizado na academia, tanto para a melhoria deste, quanto para os ensaios (método em que se compra pontos de pesquisa pagando com cristal), além do recrutamento de médicos no quartel e de espiões no edifício espionagem. Também é necessário para otimizar as armas dos soldados na oficina.
  • Enxofre - necessário para o recrutamento de soldados e barcos.
  • Combate

    O Combate é a essência do Ikariam. É importante desenvolver o sistema de batalhas, como é importante aprender a avaliar a força das tropas inimigas. Em outro tipo de jogos de estratégia online as batalhas terminam mesmo antes de começar. Geralmente, dois jogadores competem um contra o outro e em seguida o vencedor é calculado pelo jogo.
    Uma batalha no Ikariam desenrola-se em várias "rondas", entre os quais existem diferentes períodos de tempo. A primeira ronda termina imediatamente após a chegada das tropas inimigas, as outras seguem-se em intervalos de 15 minutos e isso continua até que haja um vencedor. Durante os intervalos ambas as partes podem enviar mais tropas para reforço, pedir suporte de tropas amigas ou bater em retirada.
    O jogador que está em desvantagem no primeiro round ainda pode decidir a batalha por si mesmo com um pouco de apoio. Se uma das partes ficar sem munições, durante o round 5 da batalha pode decidir pedir mais reforços. Se estes não chegarem a batalha estará perdida. Os jogadores também podem alterar os seus aliados durante a batalha e de repente mudar de lado.

    Campo de batalha

    O Campo de batalha é o seguinte:
    • Linha de frente (infantaria pesada): composta por lanceiros, hoplitas e gigantes a vapor;
    • Flancos (infantaria leve, do lado a linha de frente): composta por espadachins;
    • Linha de trás (lutadores de longo alcance, atrás da linha de frente): composta por fundeiros, arqueiros e fuzileiros;
    • Artilharia (atrás da linha de trás): composta por aríetes, catapultas e morteiros;
    • Piloto de combate (canto inferior direito): composto por girocóptero;
    • Bombardeiro (canto inferior direito): composto por balão-bombardeiro;
    • Reforços: médicos e cozinheiros.

    Colônias

    No Ikariam, você pode fazer colónias em várias ilhas diferentes. Para fazer colônias é necessário o edifício Palácio (que é o mais caro em termos de recursos para evoluções, porém é o que fornece mais pontos). As colónias geralmente são usadas para obter auto-suficiência, ou seja, ter acesso a todos os recursos sem pilhagens ou comércio. Até por que a colônia será explorada e servirá normalmente como fonte de renda para capital, porém, alguns jogadores utilizam as colônias como bases militares.

    Pontuações

    Há vários tipos de pontuações, mas as duas principais são a pontuação geral e a pontuação de generais.
    Pontuação geral é medida por quase tudo: evolução de edificios, tropas, barcos de guerra, número de colônias e evolução das mesmas. Os edifícios que fornecem mais pontos são: o Palácio, o Museu e a Muralha da Cidade, nesta ordem.
    A pontuação de generais é medida apenas em tropas e barcos de guerra. É importante desenvolvê-la bem para nao ser atacado facilmente e poder atacar um maior número de pessoas, ou jogadores fortes e com tropas bem organizadas. Porém, é necessário fazer tropas na medida certa. As tropas têm um custo de ouro por hora. Se fizer mais tropas do que seu rendimento de ouro pode suportar, seu ouro poderá cair repentinamente e você poderá acabar indo à falência. É importante fazer tropas, mas somente até um certo ponto.

    Tropas

    Existem tropas para funções específicas como derrubar muralhas,combate aéreo,defender a cidade e roubar.Todas as tropas têm uma importância por exemplo: sem tropas de demolição de muralhas é impossível atacar o inimigo e sem tropas de combate corpo-a-corpo é impossível combater tropas inimigas. Também existem outras tropas que não são combatentes são os apoios, existem os Médicos que são responsáveis pela recuperação de pontos de vida e os Cozinheiros que são responsáveis pela moral das tropas. Se a moral baixar muito as tropas retiram-se e demoram muito mais tempo para voltar para a cidade pois se desorganizam.

    Espionagem

    Assim que tiver o edifício Espionagem pode treinar um espião. Por cada expansão pode treinar um espião adicional.
    Para posicionar um espião clique no Mapa da Ilha, onde se encontra a ilha sobre a qual quer obter informações. A opção de posicionar o espião aparece no menu da esquerda. Quando selecionares esta opção um dos seus espiões vai tentar se infiltrar na cidade.
    Quando um espião se conseguir infiltrar na cidade, pode lhe dar missões a partir do edifício Espionagem.
    • Inspecionar estado do acampamento - pode encontrar quantos recursos existem na cidade.
    • Espiar guarnição militar - quantos e que tipo de soldados, máquinas de guerra e barcos de guerra estão estacionados na cidade.
    • Monitorizar movimentos de tropas e frotas - a origem e destino das frotas, número total de unidades e barcos de transporte assim como a hora de chegada.
    • Espiar o estado das pesquisas - descobrir as últimas descobertas feitas.
    • Estado Online - pode descobrir se este jogador se encontra online.
    • Monitorar o tráfego de mensagens - pode ver com quem a sua vítima trocou mensagens nas últimas horas. Apenas poderar ver o assunto da mensagem e não o conteúdo.
    • Chamar o espião - o seu espião volta ao edifício de espionagem.

    Tratado

    Existem vários tratados que podem ser feitos com os outros jogadores. Com um clique no Mapa da Ilha na cidade do jogador desejado clique em Diplomacia. Enquanto escrever a mensagem poder determinar qual tratado deseja.

    Tratado de bens culturais

    Antes de fazer um tratado cultural tem de pesquisar Intercâmbio Cultural (Ciência) e ter pelo menos um museu. Agora pode fazer um tratado cultural com qualquer jogador desde que ele tenha um museu. Por cada tratado recebe um bem cultural que pode ser exibidos em um museu. Todas as exibições aumentam o nível de satisfação dos seus cidadãos na cidade.

    Tratado comercial

    Um tratado apenas é possível se tiveres pesquisado o mercado (marítimas) e apenas pode ser oferecido por jogadores que tenham pesquisado este tópico. Um tratado comercial também permite o direito mutuo de preferência dos lugares de negociação. Isto significa que, no momento em que aceite uma troca dos seus parceiros comerciais, os bens ficam reservados para si e não podem ser tomados por mais ninguém, Portanto Não importa se o jogador negociante e o comprador, esteja ambos em lados diferente do mundo.

    Direito de guarnição

    Assim que tiver pesquisado a Diplomacia (Navegação Marítima) pode fazer tratados militares com a cidade de outro jogador. Uma vez feito um tratado pode usar a cidade como base para operações militares. Em contrapartida paga o dobro da manutenção das suas tropas.

    Direito de guarnição para alianças

    Como diplomata, assim que tiver pesquisado o tópico `diplomacia` (marítima), pode pedir o direito de guarnição a outra cidade de um jogador para toda a sua aliança. Se o tratado é feito, todos os membros da sua aliança podem usar a cidade como uma base para novas operações militares. No entanto, tropas estacionadas aí custam o dobro da manutenção.

    Direito de guarnição para alianças

    Como diplomata, assim que tiver pesquisado o tópico `diplomacia` (marítima), pode pedir o direito de guarnição a outra cidade de um jogador para toda a sua aliança. Se o tratado é feito, todos os membros da sua aliança podem usar a cidade como uma base para novas operações militares. No entanto, tropas estacionadas aí custam o dobro da manutenção.

    Tratado de paz

    Se for nomeado diplomata da sua aliança, você poderá fazer tratados de paz com outros diplomatas. Se violar um tratado de paz, cada diplomata receberá uma mensagem.

    Aliança

    Após pesquisar Culturas Estrangeiras você passa a ter o poder de aliar-se a outros jogadores através de uma aliança. Uma aliança pode ser fundada ou achada através da embaixada (edifício que só pode ser construído após esta mesma pesquisa). Sugiro que no início ache uma aliança que você ache melhor. Você pode acessar o ranking clicando em pontuação no lado superior da tela e indo em pontuação de alianças a esquerda da tela. A maioria das alianças possuem um mínimo de pontos para ingressar nela e também uma aliança recruta com requisitos menores e que quando o jogador atinge a pontuação para ingressar na aliança principal é enviado para esta.

    Edifícios

    Existem vários edifícios no mundo Ikariam que você pode construir, e podendo assim melhorar sua cidade. Estes são: Academia, Quartel, Porto Mercantil, Carpintaria, Armazém, Estaleiro, Câmara Municipal, Mercado, Palácio, Taberna, Oficina, Pedreiro, Depósito, Fábrica de Vidro, Oculista, Embaixada, Muralha da Cidade, Templo, Atelier de Arquitetura, Viticultor, etc.













0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...